Na versão 5.53 do APLWeb surgiu um novo parâmetro para ajustar a hora da NF-e para o horário de verão. Como nossos servidores estão em cidades que fazem parte do horário de verão brasileiro e clientes que se encontram em estados que não fazem parte, nestes estados surgiram problemas de Rejeição 703 - Data-Hora de Emissao posterior ao horario de recebimento. Com isso não recebendo o protocolo de autorização. Agora tanto na tela de Dados da Empresa, quanto na ficha de Estoque/Filial/Loja para quem tem multi-filiais, existe o opção para informar se a NF-e deverá usar o não o horário de verão. Mesmo para estados que não fazem parte como os da regiões Norte e Nordeste deverão selecionar SIM, pois como já falamos os nossos servidores estão em SP e RJ, e esses estão no horário de verão.
Só para relembrar para chegar até a tela de Dados da Empresa, é necessário primeiramente ter permissão, então vá no menu Inicio, no grupo Cadastros e na primeira opção Dados da Empresa. Clique no botão modificar, depois em Clique aqui para alterar parametros de configuração do APLWeb então desça com barra de rolagem até visualizar os parametros de utilização da NF-e.
Agora para quem trabalha com multi filiais, deverá então ir ao menu Produtos / Serviços, no grupo de opções Estoque, na opção Lista, selecione então a filial desejada e clique no botão modificar, informe SIM e salve e pronto.
Agora da versão 5.52 do APLWeb ficou mais prático emitir boletos. Voçê pode emitir os boletos na propria tela de faturamento dando mais agilidade na hora de gerar os boletos para bancos e ainda gerar a remessa refente aos boletos da fatura. Para isso basta clicar na nova guia que se encontra ao lado da Ficha da Fatura. O APLWeb já irá trazer os titulos selecionados, além do tipo de emissão como Emissão do Boleto pelo Cliente, bastando apenas você informar o banco que irá os boletos e clicar no botão ao lado.
Ao selecionar o banco e confirmar a criação dos boletos você verá uma tela similar a mostrada na imagem abaixo.
E claro continua o recurso de enviar os boletos por e-mail com os textos de cobrança selecionado.
Clique aqui para ver o artigo que trata dos textos de cobrança.
Agora na versão 5.51 do APLWeb, é possível gerenciar no mesmo ambiente ou mesmo dominio, várias empresas. Até a versão anterior isso não era possível, pois o APLWeb era limitado ao uso de apenas 1 certificado digital A1. Com isso só era possível gerenciar várias filiais, ou seja, empresas que fiscal e contabilmente fossem uma filial mesmo. Agora é possível ter e gerenciar várias empresas e cada uma delas contendo além de seus dados que são impressos nos documentos e no DANFE, agora você pode realmente ter logomarcas diferentes, certificados digitais diferentes e tudo no mesmo ambiente sem necessitar ter controles separados. Vale lembrar que continua o recurso de dar permissões por Estoque/Filial/Loja, dando com isso bastante flexibilidade para se gerenciar por exemplo um grupo de empresas.
Agora na versão 5.51 ao alterar dados como Razão Social, UF ou a logomarca, também é alterado on DANFE e não mais separado como anteriormente. Além disso o Gerenciador NFe ganhou uma nova cara e mais recursos para a regra de multi empresas. Se o APLWeb estiver configurado para trabalhar com gestão de Estoque/Filial/Loja, ao entrar no configurador é necessário informar em que empresa você quer alterar a configuração, dessa forma dando a possibilidade de configurar separadamente cada empresa.
Ao selecionar a empresa você verá a tela abaixo
Como podem observar na imagem acima, agora os parametros de e-mail e outros ficam ocultos e apenas quando você clica no botão destacado acima ele mostra todos os parametros.
Vale lembrar que para o recurso de multi empresas funcionar, é necessário que o módulo esteja Estoques de produtos esteja com a opçao emitir NF-e de Estoque/Filial/Loja.
Correções de recursos de versões anteriores
- Em versões anteriores o APLWeb não calcula datas em atraso com mais de 1 ano na consulta de faturas a clientes pendentes.
Abaixo o video mostra como emitir um Certificado Digital A1 e envia-lo para o APLWeb
Na versão 5.5 do APLWeb agora é possivel gerar a Escrita Fiscal Digital direto para o programa da SEFAZ, o PVA. Até então o APLWeb gerava as informações para a escrita fiscal tanto das notas de entrada quanto das de saída, a partir dos arquivos XMLs. Dessa forma ainda era necessário que o contator importasse os arquivos XML para o seu sistema de contabilidade e a partir dele, gerasse o arquivo com as notas de entrada e saída para o PVA. Além disso era necessário alterar algumas informações nota por nota no caso das notas de entrada, pois tanto o CFOP quanto o CST do ICMS não são iguais as informações que estão no XML.
Nessa nova versão o APLWeb já gera em um arquivo no formato conhecido pelo próprio PVA. E nesse arquivo já vai todas as notas de entrada e saída com as informações devidamente preenchidas pronto para o contador validar e enviar pelo sistema da SEFAZ, diminuindo dessa forma um retrabalho de digitação de algumas informações nas notas fiscais de entrada.
Então agora temos a opção que se encontra no menu do topo Financeiro, e no menu lateral Gerar Escrita Fiscal, que irá permitir que você informe o periodo desejado para a escrituração fiscal, o Estoque/Filial/Loja que deverá ser gerado, assim como o tipo de escrituração Normal ou Retificada. Basta então clicar no botão Gerar Escrita Fiscal, que o APLWeb irá gerá o arquivo e automaticamente sugerir o download do mesmo.
Como informa na propria tela, nesse processo é feita a apuração dos impostos como: ICMS, IPI, PIS e COFINS. Obedecendo os critérios determinados para cada regime tributário da empresa. Para isso é necessário tanto habilitar o módulo EFD do APLWeb e na administração dos parametros informar alguns dados necessários como mostrado abaixo.
Um outro detalhe importante é que quando o módulo do EFD está habilitado, novos campos aparecem na nota fiscal de entrada, para que os mesmos sejam ou alimentados manualmente no cadastramento de uma nota ou na importação da mesma de um arquivo XML. Foram acrescentados campos tanto no cabeçalho quanto nos itens da nota de entrada e todos são necessários para a geração da escrita fiscal. Caso contrário o PVA não permitirá a conclusão da escrituração fiscal da empresa.
Nas do cabeçalho temos Natureza da operação e chave quando a empresa é Lucro presumido, caso seja lucro real ainda será mostrado os campos CST e Aliquota do PIS e COFINS. Esses campos são previamente informados na tela de parametro para facilitar a operação, pois eles serão os valores padrões gerados na nota. No caso dos itens os campos novos CFOP, CST do ICMS e CST, também assumem os valores padrões informados na tela de parametro.
Correção na nota de Entrada
- Em versões anteriores, o APLWeb não permitia informar a aliquota do IPI quando fracionada, utilizar a virgula e sim apenas o ponto separando as casas decimais. Nesta nova versão as duas formas são aceitas.
Na versão 5.49 do APLWeb, agora é possível devolver itens de produtos que foram previamente requisitados para uma determinada Ordem de Serviço. Esse processo é necessário quando por qualquer motivo o item solicitado não foi realmente utilizado na OS. Ao clicar no ícone ao lado direito do item ele irá perguntar qual o estoque que o produto deverá ser devolvido e a quantidade a ser devolvida. A movimentação de saida do estoque provisório de OS e entrada no estoque informado é feita automaticamente, ou seja, nesta operação são feitos dois lançamentos. Caso a Ordem de Serviço ainda esteja com STATUS "A Autorizar", torna-se possível cancelar a OS devolvendo todos os itens ao estoque.
Como foi dito acima, ao clicar no ícone será exibida então a tela conforme a imagem abaixo para que seja informado o estoque para onde será devolvido o produto e a quantidade a ser devolvida.
Vale lembrar que embora agora nessa versão no modo de exibição da OS, são mostrados os itens detalhados por requisição, inclusive agora existe um hotlink direto para a requisição referente ao produto. Porém ao imprimir a Ordem de Serviço será mostrado de forma sumarizada como era anteriormente.
Melhorias e correções de versões anteriores
- No controle de cheques, foram feitos vários ajustes para corrigir alguns detalhes como a alteraçao da Data de Vencimento do cheque que ocorria quando o mesmo era depositado pela segunda vez. Assim como a identificação do cliente nos lançamentos bancários referentes aos débitos de devolução de cheques.
Os itens abaixo foram as correções feitas no controle de cheques.
Na versão 5.48 do APLWeb, agora é possível lançar contas a pagar em lotes. Desde versões mais antigas o APLWeb permite o lançamento de despesas e de contas a receber em lotes para que você não tenha que gerar fatura por fatura ou despesa por despesa. Agora também é possível no Contas a Pagar, de uma forma simples basta informar que deseja que se repita o vencimento que o APLWeb irá gerar faturas separadas conforme o primeiro vencimento informado e a quantidade de vezes que deseja gerar faturas com um determinado valor. Você pode ainda selecionar um produto que seja incluido em todas as faturas geradas, ou ainda simplesmente informar uma descrição qualquer que o fato de não está cadastrado fará com que ele gere apenas um item de serviço. É obrigatório a criação de pelo menos um item na fatura e no caso na atual versão é possível informar apenas um item. Caso o item informado exista na lista de pesquisa de produtos que é exibida ao iniciar a busca de qualquer item, então o processo de entrada no estoque acontece da mesma forma que quando informado normalmente na fatura.
O dia do vencimento é conservado a cada fatura, que por sua vez nesta situação representa cada parcela. Inclusive o APLWeb acrescenta a "/1...N" após o número do documento informado no campo Nota Forn. como mostrado na imagem abaixo na consulta de Analise de Compras. No exemplo acima foi informado o valor de R$ 1.200,00 repetindo em 5 vezes, ou seja, 5 faturas diferentes representando cada parcela.
Dessa forma você pode gerar logo por exemplo uma determinada conta como TELEFONE, o ano todo com o valor previsto, e ir alterando para o valor correto e baixando no vencimento gera a informação do realizado.
Na versão 5.47 do APLWeb, agora existe um parâmetro que permite você informar ao APLWeb que não deve imprimir os dados da empresa e a logomarca no topo dos boletos, quando gerados do tipo 2, emitido pelo cliente. Esse parâmetro foi adicionado no cadastro da conta bancária, basta informar não que o APLWeb não irá mais geraro boleto com a logomarca e dados da empresa no inicio do boleto. Com algumas logomarcas maiores, o código de barras do boleto que é impresso no final, ficava em outra página, com a impressão sem a logomarca fica numa página só.
Quando está com o parametro como NÃO, fica com mostrado na imagem abaixo.
Quando SIM, que é o valor padrão do APLWeb, fica como a imagem abaixo.
Melhorias de recursos de versões anteriores.
- Na própria emissão de boletos, agora está permitindo o desconto. O desconto é concedido apenas se o boleto ainda não estiver vencido. Antes esse desconto só era permitido na remessas do tipo Emissão pelo banco, e agora também está disponível na Emissão pelo cliente, e ainda está agora por remessa, não mais no cadastro do banco para evitar engano no envio de remessas.
- Na OP, o recurso de movimentação de todos os Lotes/Pactes. Estava travando as movimentações individuais. Agora é permitido a movimentação de Lotes/Pactes. Tanto total como parcial e o APLWeb já sabendo em qual fase de produção se encontra o Lote, faz a devida movimentação entre as fases.
- Agora aonde mostra o ícone Em banco, também é exibido na legendo além do nome do banco mostra a remessa que foi enviado o titulo e o Nosso Número do boleto.
Agora na versão 5.46 a Ordem de Serviço busca o valor unitário do produto consultando também nas requisições. Foi adicionado o campo de valor unitário na requisição de produtos, permitindo que você informe um valor e o mesmo vá para a Ordem de Seriço que a requisição esteja associada. Caso o valor não seja informado, continua como tava, o APLWeb irá pegar do nível de preço 1 conforme o cadastro do produto.
Agora também é possível requisitar outros serviços para uma mesma Ordem de Serviço, basta na própria busca informar o serivço desejado e o valor do mesmo, que será associado a OS e será demonstrado na ficha da Ordem de Serviço somando ao valor total. A OS continua tendo apenas um Equipmento/Máquina a ser associado ao serviço principal, porém permite que seja associado vários outros serviços a mesma OS.
Foi colocado também um hot link para a ficha do cliente na Ordem de Serviço, e como foi falado agora o valor unitário é pesquisado primeiramente na requisição.
A outra novidade, agora na Ordem de Produção é a possibilidade de movimentar todos os Lotes/Pactes. de uma só vez, sem a necessidade de ir lote a lote para efetuar a movimentação. Ao fazer a primeira movimentação da OP, ela agora só irá permitir a movimentação completa dela para outra fase de produção.
Da mesma forma que a movimentação individual dos Lotes/Pactes. é exibida a tela que irá perguntar pra qual fase de produção será movimentada a Ordem de Produção.
Agora na versão 5.45 do APLWeb, foi criado a possibilidade de reapresentação de cheques devolvidos. Até então só era possível informar o movimento de devolução da primeira apresentação do cheque o de código 11, pois o cheque entrava pra uma lista de pendentes e não voltava pra ser depositado. Agora foi criado um espaço para a informação da reapresentação do cheque, e o APLWeb guarda os códigos e as datas desses ocorrências para histórico do cheque.
O cheque deverá após ser reapresentado e devolvido pela segunda vez, ficará novamente disponível para depósito permitindo que você o coloque em uma conta por exemplo de CHEQUES DEVOLVIDOS, para posterior acerto de contas com o cliente. E o mesmo ainda fica sendo visualizado na consulta de cheques devolvidos.
Agora na versão 5.44 do APLWeb, é possível gerar boletos sem a necessidade de utilizar os programas do banco. Desde a versão 3.5 do APLWeb já é possível gerar arquivo de remessa de títulos para os bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, HSBC, Itau e SANTANDER. Porém apenas era gerado o arquivo e o mesmo era informando no programa financeiro do banco para que depois o próprio banco emitisse o boleto para enviar ao cliente. Agora o mesmo processo de criar o borderô também permite que você gere e envie um link com o boleto para seus clientes. De forma simples você pode tanto atualizar a data de vencimento quanto multa e juros quando for o caso.
O processo de geração do borderô continua o mesmo é necessário no Menu Bancos/Caixas, selecionar a opção Novo Borderô que fica no grupo Borderô, todos os titulos que você deseja enviar para o banco. Porém agora tem mais um campo que pergunta se o tipo de emissão do boleto será pelo banco ou pelo cliente.
É necessário selecionar o Tipo de Emissão, Emissão do Boleto pelo Cliente. Para que sejam exibidos os ícones conforme mostrado na imagem abaixo. O primeiro da esquerda pra direito, apenas atualiza a data de vencimento do boleto, mais não atualiza com juros. O segundo permite enviar para o cliente um e-mail com o link que lhe permitirá visualizar e imprimir o boleto gerado. E o terceiro, atualiza o vencimento do boleto assim como juros e multa.
Ao clicar por exemplo no ícone que atualiza o vencimento com juros e miulta, você verá ver uma tela como a imagem mostrada abaixo.
Como já foi falado é possivel enviar um e-mail com o link para que o próprio cliente emita e imprima seu boleto. Basta clicar no segundo ícone, para enviar o e--mail. Ao clicar irá aparecer uma tela similar a imagem abaixo. Além do link pode ir como mostrado, um texto de cobrança informando algumas variáveis como [NOME], [VALOR], [VENCIMENTO], [LINK], [BOLETO], [NUMERO] e [PARCELA], que podem ser usados para compor esses textos substituindo pelo dado no cadastro do APLWeb.
Nesta versão foi liberada a emissão e geração de boletos para os seguintes bancos:
Vale salientar que continua sendo necessário enviar a remessa, e caso isso não seja feito, o boleto será tratado como um Boleto Avulso. Mais de qualquer forma pagável em qualquer agência financeira de recebimentos.
Para ver como gerar e enviar um arquivo de remessa de títulos, clique no link abaixo:
Gerando arquivo de remessa de titulos para banco
Melhorias de versões anteriores
- Na fatura, agora é calcula os volumes para produtos com unidade em M2. Também traz automaticamente a Marca e a ANTT se for informada nos Dados da Empresa.
- Foi corrigido a Ficha de Envio. Quando ao tentar colocar números fracionádos, o item não era criado na ficha.