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Na versão 4.5 do APLWeb, agora é possível colocar uma imagem de produto em orçamentos, pedidos, etc. Não só imagem de um produto como qualquer tipo de imagem poderá ser adicionada, pois o APLWeb disponibiliza mais uma barra de recursos no Editor HTML já existente desde versões anteriores. Nesta nova barra além de recursos de tabelas e links, também tem um botão para incluir uma imagem qualquer no código, com isso ao gerar o PDF do orçamento, pedido, ou outros documentos, as imagens colocadas serão exibidas e gravadas no PDF gerado.

 

Ao clicar no botão de Imagem, o APLWeb abrirá a uma página conforme imagem abaixo

Nesta página você poderá formatar a imagem conforme desejado, definindo altura, largura de forma proporcional ou não, alinhamento e muito mais. Ao clicar no editar do item do orçamento, o APLWeb mostrará um editor conforme mostrado abaixo. Ao clicar no botão no canto superior esquerdo como mostrado abaixo, então o editor HTML irá expandir os seus recursos, mostrando as barras exibidas na primeira imagem desde artigo.

É possível colocar qualquer tipo de imagem como já foi falado. Porém você também pode aproveitar imagens que já foram feitos os seus uploads na guia Fotos da Ficha de Produtos. Em ambos os casos, é necessário fazer previamente o upload da imagem desejada, quer seja via tela de upload mostrada na imagem 2, e clicando direto no botão Localizar no Servidor, quando apenas clicando no link da imagem do produto e copiando no campo URL também mostrado na imagem 2. Para isto, é necessário na Ficha do Produto, você faça o upload de uma ou mais imagens desejadas para um determinado produto. Na imagem abaixo mostra como fazer o upload, basta clicar no botão Adicionar Foto. Este link sempre irá mostrar a primeira imagem que foi anexado as Fotos.

Após clicar aparecerá então

O limite mostrado em (Tamanho Máximo: 4096 kb), neste caso 4 mega, depende do tipo de hospedagem contratada do provedor..

Após as imagens serem colocadas na ficha do produto, então ao incluir qualquer item cujo o produto tenha uma foto, ele mostrará a página conforme a imagem abaixo. Como pode ver ao clicar com o botão direito em cima do ícone que é mostrado ao lado do produto sinalizando que o mesmo possui foto, permite que você clique como botão direito do mouse e copie o link que deverá ser colado na tela conforme mostrado na imagem 2 deste artigo. Depois após redimensionar se desejado, e conformar clicando no botão OK, ele irá exibir a imagem conforme o formato colocado nos parâmetros.

E claro, após gerar o PDF, a imagem fará parte do mesmo como mostrado na imagem abaixo.

 

Na vídeo-aula abaixo mostrará como colocar a imagem de um produto em um orçamento.

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Na versão 4.49 do APLWeb, foi criado um parâmetro para definir qual código do produto deverá ser impresso no Cupom Fiscal, são 3 os tipos definidos, B - Código de barras, onde dirá ao APLWeb que ele informe o código de barras como código do item no cupom, R - Referência do produto, para imprimir no cupom fiscal o conteúdo do campo referência do cadastro de produtos. E por ultimo o C - Código interno, onde dirá ao APLWeb para usar o seu código interno do banco de dados de produtos gerado pelo próprio sistema. Este novo parâmetro permite mais flexibilidade para diferentes regras de negócio, onde em alguns casos existem restrição de impressões de letras não são permitidas no ECF.

Melhorias de recursos de versões anteriores

- Agora em todos as páginas que mostra a Pessoa, e nele atualmente sempre mostra o Nome Fantasia da Empresa, agora também para facilitar as operações com empresas com multi filiais, existe uma legenda mostrando a Razão Social e o CNPJ da Pessoa, para facilitar a distinção na hora de selecionar a filial correta.

 

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Na versão 4.48 do APLWeb, agora existe um parâmetro que informa ao sistema se deverá ou não ocultar os detalhes do produto no DANFE. Na maioria dos casos no detalhe é colocado informações como cores, e por esse motivo alguns usuários necessitam que esta informação esteja no DANFE para facilitar até a conferência do seu cliente. E em outro casos são colocados muitas informações no campo detalhe e talvez para estes não seja interessante mostrar tudo isso no DANFE, então agora há a possibilidade de optar por ocultar os detalhes. Esta opção por padrão esta marcada como NÃO, então para quem tem interesse em ocultar, ou seja, não exibir os detalhes, deverá marcar esta opção como SIM. Para alterar é necessário que o usuário seja administrador do APLWeb, então vá no menu Inicio, no grupo de opções Configurações, e na opção Módulos, selecione o módulo Faturas e Romaneios que você verá a página mostrada abaixo.

Quando esta opção está como NÃO, o DANFE é gerado e exibido como abaixo. Esta é a opção por padrão no APLWeb. Informa a descrição do produto e o detalhe vai nas informações adicionais do produto, campo disponível no XML a partir da versão 2.0 da NF-e.

Quando marcado como SIM, então é mostrado como o proximo DANFE.. Ou seja, não exibe os detalhes do produto, cadastro em sua ficha. Com esta opção marcada como SIM, não será gerado o campo informações adicionais do produto no XML da NF-e gerada.

Melhorias de recursos de versões anteriores

- Foi acrescentado o telefone na exibição dos dados da empresa o telefone cadastrado no Dados da empresa, que fica no menu Inicio do APLWeb. Como mostrado na imagem abaixo.

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Na versão 4.47 do APLWeb, agora é possível enviar uma mensagem de texto, SMS, direto da lista de contatos e da ficha de clientes. Basta clicar no ícone do SMS como mostrado na imagem abaixo que irá aparecer um formulário com o celular e a mensagem a ser enviada ao contato.

Ao clica no ícone do SMS, irá aparecer um formulário conforme imagem abaixo. Nele já vem o celular do contato, se tiver cadastrado, e um campo para que você digite a mensagem a ser enviada, e ainda um contador informando quantos caracteres faltam para o limite de um SMS.

 

 Assim também como na própria ficha de clientes ou fornecedores, possui abaixo uma lista dos contatos que fica abaixo da página, como mostrado logo abaixo.

 

Para a utilização do serviço de SMS, é necessário contratar um Gateway, ou seja, um provedor de SMSs. Nós recomendamos um que o APLWeb já utiliza, que é o http://www.torpedus.com.br/, pois o mesmo tem um custo bem acessível por mensagem, atualmente 0,02 centavos. Vamos mostrar abaixo como configurar o seu APLWeb para utilizar o serviço de SMSs. No menu Inicio, na opção Dados da empresa, você tem um dos itens de configuração que se encontra os parâmetros para envio de mensagens.

Ao informar os parâmetros corretamente, o APLWeb irá utiliza-los em todas as páginas que enviam SMS, como as já faladas da lista de contatos, no Pendentes de clientes para envio de mensagem de cobrança e no envio avulso de SMS no menu CRM.

 

Antes de informar os parâmetros acima, é necessário criar um conta no Torpedus SMS. É um processo bem simples, basta acessar o site e ver as instruções no próprio home. Execute os passos informados, que você receberá por e-mail logo depois de efetuar um deposito a partir de R$ 1,00 (50 mensagens), ai então informe o ID que será retornado pelo Torpedus ao APLWeb e pode utilizar o recurso.

Logo abaixo como já falado será mostrado as instruções de como criar um login no Torpedus.

Falhas e correções até a versão 4.46

- O campo Lucro, na ficha de produtos, ao ser editado, não estava trazendo o valor atual do campo no banco de dados, foi corrigida esta falha que poderia gravar zero no lucro, se fosse salva sem alterar.

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Na versão 4.46 do APLWeb, com o objetivo de proporcionar mais flexibilidade na administração de permissões de usuários, foram acrescentados mais 3 novos atributos de permissões. O Visualizar/Editar valores de custo/lucro, que permite que o administrador do sistema possa dar acesso a determinados usuários tando de visualizar os valores de custos em consultas financeiras ou de faturamento, como na ficha de Produtos, na guia Estoque, ele possa alterar o valor do Custo Médio e Custo do produto por estoque. O Visualizar totais em consultas financeiras, que permite que um determinado usuário visualize o menu Totais, que está presente em todas as consultas financeiras e comerciais do sistema e assim consiga alternar entre os vários totais como por Data, por Tipo de pagamento ou recebimento, por mês, etc. Quem não tem acesso a este atributo de permissão, visualiza apenas a listagem simples destas consutlas. E por ultimo o Visualizar todos dados de faturamento / financeiros e comerciais, que permite que o administrador determine que usuários possam visualizar apenas os movimentos comerciais e financeiros gerados por ele mesmo. Similar o acesso já existente que permitia visualizar ou não todos os clientes, este novo atributo refere-se aos movimentos independente do cliente, como podemos citar por exemplo um cliente genérico BALCÃO, que não pertence a nenhum vendedor, então todos tem pedidos e faturas geradas podem ser de qualquer um deles, porém ao vendedor se logar só irá visualizar os movimentos citados, pertencentes a ele. Restringindo assim a todas estas informações, tanto nas consultas, quanto nos Dashboard´s dos assuntos relacionados. 

 

Vamos mostrar passo a passo, como o administrador do sistema pode delegar estas novas permissões a usuários. Basta no menu Inicio, no grupo de opções Usuários e Grupos, na opção Usuário, onde irá mostrar a lista dos usuários cadastrados no sistema. 

Passo 1 - Selecione um determinado usuário

Ao clicar no hotlink com o nome do usuário o APLWeb agora irá abrir a Ficha do usuário em questão.

Passo 2 - Clicar na guia Permissões de Usuário

 

Na barra de rolagem da lateral direita do seu navegador, desça até o grupo de permissões Faturas e Romaneios.

Passo 3 - Ative as permissões para o usuário, apenas clicando no sinal de "+" ao lado da descrição da mesma, ou retire clicando no sinal de "-".

 

Apenas para lembra, o sinal de mais "+", ou de menos "-", servem na guia de Permissões para atribuir e retirar uma determinada permissão para um usuário. Isso é válido para todas as permissões existentes no APLWeb, e apenas um usuário administrador é quem pode visualizar e dar este tipo de acesso.

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Agora na versão 4.45 do APLWeb, é possível visualizar o estoque em uma data retroativa. Para facilitar uma análise ou informar a contabilidade ou ao fisco foi criado este novo parâmetro Até a data, que ao ser informado mostra a posição de estoque de cada produto até o final do dia informado, comparando todas as entradas e saídas do produto, ele irá mostrar as quantidades e valores de custo, compra ou venda, conforme o parâmetro que foi disponibilizado na versão 4.28.

Ao clicar no botão imprimir, que fica no canto superior direito de todas as páginas, ao lado do ícone logout , irá aparecer uma listagem conforme a imagem abaixo.

 

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Na versão 4.44 do APLWeb, foram colocados em todas as consultas de cheques como, a compensar, cheques devolvidos e cheques compensados. Além das filtragens já existentes como data do cheque, banco, cliente ou fornecedor, numero do cheque e ainda observação. Conforme mostrado nas imagens abaixo.

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Na versão 4.43 do APLWeb, foram feitas algumas melhorias no processo de geração de fichas de envios de produtos. O primeiro é logo quando você clica no botão Enviar produto na Ficha de Pedidos, ou na guia Envios/Recepções, o APLWeb agora já traz o estoque que foi selecionado no pedido de origem. A segunda e mais significativa, é quando você cria um novo Envio, agora só aparecem na lista de produtos a serem enviados se o mesmo tiver saldo, ou seja quando o produto não tem mais saldo, sequer aparece na lista, evitando erro de operação e envios errados.

Como pode observar na imagem abaixo o primeiro produto mostrado na imagem de cima, cujo a quantidade pedido e quantidade enviada são iguais, o mesmo já não aparece para ser enviado novamente.

 

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Na versão 4.42 permite agora que sejam requisitados também os serviços. Com isso agora é possível que em uma unica OS ter vários serviços associados a ela. O processo de requisição continua o mesmo, ao adicionar o primeiro produto o APLWeb irá abrir a página para a inclusão de itens na requisição, então basta procurar um serviço que desejar e adicionar a OS, da mesma forma como já era feito com os produtos. Ao fechar a OS o sistema dividirá em 2 pedidos, um com todos os serviços da OS, e o outro com os produtos.

 

Como foi falado acima agora é possível ter vários serviços em uma unica OS, para isto basta fazer as requisições de serviços associadas as OSs. Como mostra o exemplo abaixo temos nesta OS, 2 serviços e ao fechar a OS, são gerados 2 pedidos separados.

 

Falhas e correções até a versão 4.41


- Na nota de entrada, não estava mostrando a soma dos produtos com os impostos.

- Nos pagamentos de fornecedores e cliente, quando clicava no ícone de edição de vencimentos e valores ele perdia a filtragem.

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Na versão 4.41 do APLWeb foi acrescentado a coluna de valor de compra no Analise de Faturamento por produto, onde agora é calculado o resultado de lucro de produtos. Esta informação assim como o custo médio, que está sendo atualizado desde a versão 4.39 no detalhe da fatura, também agora está atualizando a cada venda os valores de compra e custo.

 Falhas e correções até a versão 4.4

 - Existia uma falha na atualização do preço de compra, quando era a mesma referencia e mesmo fornecedor. Esta falha foi corrigida agora nesta versão.