Na versão 4.92, foi liberado o recurso de Inutilizar uma Nota Fiscal Eletrônica. A inutilização é feita quando um determinado número de nota fiscal por um motivo qualquer não foi enviado a SEFAZ e já foi emitida uma nota com número posterior. Por isso uma das informações necessárias para a inutilização é o motivo. Ao clicar no Menu do Topo Financeiro, no grupo de opções Faturas a Clientes, e na opção Inutilizar NF-e. Basta preencher corretamente os dados necessários para inutilização exigidos pela SEFAZ e clicar no botão Inutilizar e pronto. Tudo correndo bem você receberá como retorno da SEFAZ um resultado em XML, caso contrário será devolvido um erro que também será exibido na página de retorno.
A opção de menu como foi falado acima encontra-se no grupo de opções conforme mostrado abaixo.
Melhorias de recursos até a versão 4.91
- Foi corrigido um pequeno detalhe na reimpressão de DANFEs e cartas de correções para XMLs, já organizados, isso quando a empresa tinha filiais. Pois a organização dividia também por CNPJ das filiais e o APLWeb não estava indo buscar na pasta após organizada.
Na versão 4.91 do APLWeb, agora é possível associar vários vendedores a um mesmo cliente. O objetivo é possibilitar a gestão de comissões em hierárquia de comissões, por exemplo, o gerente que ganha comissão também sobre a venda de um vendedor, e ainda pode ter percentual diferente. Ou ainda indicações de clientes, onde quem indica, ganha um percentual e quem atende também ganha. Foi criado também uma consulta de comissões específica para essa nova realidade, nela o percentual de comissão é conforme está no cadastro do vendedor como pessoa no sistema, e claro o mesmo deve está associado ao cliente para receber as comissões conforme as compras que o cliente faz. Na ficha do cliente, mesmo em modo de consulta, existe um campo chamado Comerciais, ao seu lado tem um ícone de edição que ao clicar nele você verá uma tela similar a mostrada abaixo, que permitirá que você consiga associar quantos vendedores a um cliente que você desejar. Na tela irá aparecer todos os usuários cadastrados no sistema, lembre que cada vendedor também tem que ser um usuário no sistema, e na lista ao lado você verá um link Adicionar, ao clicar nele você estará informando ao APLWeb que deseja associar esse vendedor ao cliente corrente. Após isso basta clicar novamente na guia Ficha, que você estará de volta a ficha de clientes.
Abaixo a ficha de cliente após associar vários vendedores para o mesmo.
Foi criado, como já foi dito, uma consulta para mostrar os valores das comissões e gerar isso no contas a pagar. O nome item do menu, encontra-se no Menu Topo Financeiro, no grupo Relatórios e a opção Comissão por Clientes.
Os filtros na consulta são semelhantes aos demais tipos de comissão do APLWeb, como por periodo, vendedor, etc. Para facilitar a compreesão nas imagens dos relatórios de comissões abaixo mostrados, foram destacados as faturas do cliente mostrado acima. Observe que essas faturas são mostradas como comissão para qualquer um dos 3 vendedores informados para este cliente, e é claro eles podem ter percetuais diferentes de comissões para estas faturas.
Melhorias de versões até 4.9
- Agora é possível emitir um cupom fiscal a partir de um pedido consignado, até a versão 4.9, quando foi criado este recurso, só era permitido emitir NF-e desse tipo de pedido.
- Para facilitar a visualização dos dados do cliente, quando é selecionado o tipo Particular, ou pessoa física, agora informações como Insc. Est. e municipal que não são informações de pessoas físicas não aparecem mais.
Na versão 4.9 do APLWeb, agora é possível acompanhar o tempo em que um pedido está em carteira. Util para indústrias acompanhar o tempo para atendimento de pedidos. Foi criado um novo parâmetro no módulo de Pedidos de Clientes, que permite você informar o número de dias que será alertado pelo APLWeb que o pedido está em atraso. E também foi criada uma nova coluna para informar o tempo em até meses e dias que o pedido se encontra em aberto. A data que é utilizada como base para o calculo do tempo é a de fechamento do pedido, e fica valendo a primeira vez que o mesmo é fechado, para caso de reabrir e modificar itens do pedido.
E a página de parâmetros do módulo de pedidos agora tem o campo conforme mostrado abaixo.
Correções até a versão 4.89 do APLWeb
- Ao incluir uma despesa no plano de Gastos e Despesas, não era gravado o código do Pais, com isso não aparecia na lista ao tentar movimentar a conta.
Na versão 4.89 do APLWeb, agora é possível fazer um pedido de produtos consignados. Para que apareça a opção para pedidos consignados, é necessário informar nos parâmetros do modulo de Pedidos de Clientes, a opção: Deseja utilizar o recurso de pedidos Consignados, para que ao criar um rascunho de pedido, seja perguntado se o pedido trata-se de uma consginação. O pedido consignado diferente dos demais tipos de pedidos, não permite a sua confirmação se algum dos itens existentes não tenha disponibilidade em estoque. Além disso, ao criar a fatura do pedido já é sugerido o tipo de fatura: Fatura Outros, que não movimenta estoque, visto que o pedido consignado ao ser confirmado já baixa as quantidades em estoque, para que os itens fiquem empenhados. Ao criar a fatura basta informar o prazo e a forma de pagamento que será gerado o financeiro referente aos itens a serem faturados. Quando o seu cliente que fez o pedido consignado devolver alguns itens, basta então clicar em Modificar, e colocar nas quantidades o que deverá ser faturado para o cliente, para que o financeiro seja gerado corretamente, quanto as demais peças já na mesma operação entraram no estoque novamente.
É necessário que o parâmetro esteja como SIM, a para isto, é necessário tem direito de administrador do sistema, basta ir no menu Inicio, Configurações, módulos, seleciona o modulo Pedidos de Clientes, e ao final da página você verá a opção acima.
Também foi disponibilizado na consulta Lista de Pedidos, que agora tem um Checkbox que ao marca-lo será mostrado na consulta apenas os pedidos consignados.
E também ao geraro PDF do pedido consignado, no PDF, também é destacado o tipo de pedido, no caso Pedido Consignado.
Na versão 4.88 do APLWeb, agora é possível controlar as percas e avarias a partir de uma Ordem de Produção. Ao Fechar o lote de produção é pedido a quantidade de percas ou avarias, e para qual estoque de avarias será transferido as quantidades informadas. Foi colocado também a informação de avarias na Estatistica de produtos por Requisições e Consumo, rateando os custos das percas e avarias pela quantidade restante da OP e mostrando a diferença em valor e percentual.
Para que o estoque de avarias apareça na lista, é necessário cadastrar um estoque e o mesmo ter o tipo de estoque Estoque para avarias.
E foi disponibilizado a informação de avarias na consulta de Estatistica de produtos, por Requisições e Consumo, com o rateio das avarias pela OP.
Na versão 4.87 do APLWeb, foi melhorada a interface do cadastro da Ordem de Produção. Para facilitar agora é possível selecionar multiplas cores e tamanhos, para quem trabalha com grades de produtos irá ficar muito mais fácil criar uma OP e seus lotes de produção, pois agora basta selecionar as cores e tamanhos desejados e informar a quantidade de itens por lote e mandar gerar.
Na versão 4.86 do APLWeb, agora é possível atribuir uma ou mais fotos a uma grade inteira de cores e tamanhos de produtos, de uma só vez. Este recurso é muito útil para quem usa a codificação gerada pelo próprio APLWeb conforme os parâmetros de grade. Além de facilitar a operação do usuário ao associar fotos do produto, também é otimizado a questão do espaço na hospedagem, visto que o APLWeb não replica as fotos e o espaço, apenas faz com que uma referencia inteira ou uma cor, esteja associada a uma ou várias fotos. Com isso também agora ao copiar os dados do produto, você pode alterar a foto do produto que foi clonado e anteriormente não podia, para isso basta marcar o check Repetir a foto apenas no SKU.
Agora na versão 4.85 do APLWeb, ficou mais fácil procurar e adicionar tanto cores quanto tamanhos de grades na geração de grades de produtos. Agora a interface de criação de grades disponibiliza uma lista dupla de escolha de itens para facilitar a operação na seleção de cores, principalmente para quem tem um mix muito grande de cores para escolher. Foi colocada a mesma forma de selecionar nos tamanhos embora não sejam tantos os itens de tamanhos, mais para padronizar a forma de seleção de grades foi mudado também.
Na versão 4.83 do APLWeb, foi criado a possibilidade de criar composições de produtos por cores, para facilitar a criação de peças de confecção que usão tecidos diferentes em uma mesma referência. Anteriormente já era possível criar a composição e a mesma ser repetida para toda as cores e tamanhos da referência, e agora esta opção vem marcada como padrão para facilitar a operação de quem está detalhando a composição de produtos. Além disso foi acrescentado a coluna de unidades de medidas e detalhes do produto onde descreve a cor. E ainda agora é possível filtrar produtos que estão associados a uma determinada cor, para facilitar a busca de tecidos e aviamentos.