Ña versão 4.98 do APLWeb, para facilitar o fechamento diário de caixa, foram totalizadas as colunas de débito e crédito da consulta de lançamentos bancários.
Correções de falhas até a versão 4.97 do APLWeb
- Detectei uma falha na atualização do campo remise no facturedet, e ainda o campo price negativo. Isto ocorria, quando o produto não tinha uma tabela de preço determinada e a venda era feita direto no PDV. Possiveis problemas de incosistencias no Análise de Faturamento.
- A atualização do campo valtroca não estava sendo feito quanto a venda era sem pedido;
- Não estava indo o valor do remise pra facture, quando tinha desconto e era originado de pedido.
Na versão 4.97 do APLWeb, foi cria a opção de fazer inventários por categorias. Já existia como fazer inventários parciais e no fechamento do inventário selecionar a categoria que seria fechada. Porém não era possível criticar se um determinado produto bipado fazia parte ou não da categoria que só era informada no final. Agora ao criar um novo inventário você informa qual será a categoria a ser inventáriada. Com isso tanto na hora de coletar os codigos de barras quanto na hora de fechar não necessita mais informar novamente a categoria.
Na versão 4.96 do APLWeb, para facilitar os retornos de itens de pedidos consignados, foi criado um recurso simples que permite que o operador apenas vá bipando os itens pelo código de barras do produto, e ele vai automaticamente deduzindo da quantidade, deixando assim apenas o que realmente será faturado para o cliente atacadista. Basta marcar a opção Deduzir itens encontrados, que o APLWeb irá automaticamente decrementando a quantidade do item no pedido. Caso o item lido não exista o APLWeb desmarca a opção e adiciona o item no pedido, e ainda se estiver decrementando a quantidade até chegar em uma unidade ele exclui o item do pedido para que ao final da opeção fique apenas os itens a serem faturados.
Na versão 4.95 do APLWeb, foi criado um recurso de gestão completa de promoções de produtos. Você pode associar vários produtos a um outro, criando promoções de diversas formas como por exemplo, ao levar um produto o valor de um outro fica pela metade, ou ainda se levar uma quantidade X de itens o produto tem um desconto maior. Enfim você pode criar diversas combinações de promoções fazendo com que o APLWeb automaticamente sugira esses produtos em promoção nas telas de pedidos completo e simples, dando a possibilidade da escolha logo ao adicionar o produto. Os produtos em promoção não permitem a edição, apenas a exclusão dos mesmos. E ainda se o produto for o gerador da promoção, ao exclui-lo os demais itens dependentes também serão excluidos, dando assim a segurança que o operador não cometa erros de preços de produtos promocionais.
Este novo recurso está disponível em forma de módulo, com isso pode ser desativado ou ativado a qualquer momento pelo administrador do sistema, e nele possui parâmetros como: qual tabela será a base de preços para os descontos da promoção, o periodo de vigência da promoção e se a promoção permite que seja selecionado multiplos produtos associados ou não.
Para habilitar o módulo é necessário ser administrador do sistema e para isso, é bem simples basta ativar o módulo que se encontra na guia Módulos de Interface no gerenciador de módulos do APLWeb.
Após o módulo habilitado é possível então configurar os parâmetros conforme o desejado para a promoção. São apenas 3, que é a tabela base da promoção, da qual o APLWeb irá aplicar o desconto desejado. È importante salientar que o APLWeb continuará seguindo as regras de preços estabelecidas na criação doss níveis de preço. E segundo é o período de vigência da promoção e o ultimo se será possível selecionar vários itens da promoção ou não, nesse ultimo caso restringindo ao operador informar apenas um dos itens associados a promoção.
Com o módulo habilitado aparece também uma nova guia na Ficha de Produtos, a guia Promoção, que permitirá você associar quantos produtos desejar, a promoção que irá criar. Os filtros lhe auxiliam a elaborar a promoção, você pode por exemplo filtrar pela idade dos produtos, para fazer uma promoção de produtos que estão a mais tempo no estoque, pode filtrar ainda produtos que não tenham movimento de vendas no período informado, selecionar um categoria, uma cor, um fornecedor ou um produto por referência ou descrição.
Uma vez criada a promoção nas telas de Pedidos Completo e Pedidos Simples para interface mobile, irão sugerir os itens associados na tela acima para que os mesmos possam ser incluidos juntos a outros produtos em promoção. Abaixo está a imagem da tela de Pedidos Completo, sugerindo os itens associados ao produto que está sendo incluído. Dependendo do parâmetro no modulo que diz se a promoção permite selecionar ou não vários itens, basta ir selecionando SIM, para os produtos que deseja incluir junto com o CAP KRAFT PLUS - PRETO / 56 no exemplo abaixo.
E na imagem abaixo estamos mostrando a interface mobile ou Pedidos Simples do APLWeb que também sugere os produtos associados a promoção, que também tem a mesma funcionalidade do Pedido Completo.
Na versão 4.94 do APLWeb, agora o XML é recuperado automaticamente na SEFAZ. Com o aumento do número de notas fiscais eletrônicas, alguns servidores da SEFAZ tem dado problemas e gerado também lentidão no tempo de resposta com o protocolo de autorização. Com isso acontecia muitos casos que APLWeb não conseguia obter o XML com o protocolo de autorização da SEFAZ e com isso mostrando um DANFE sem protocolo, mesmo a nota fiscal tendo sido enviada com sucesso. Agora nesta versão do APLWeb, ele automaticamente consulta novamente a SEFAZ, quando algo errado ocorre, pega novamente o protocolo de autorização da NF-e e imprime o DANFE com a autorização da SEFAZ, sem a necessidade de fazer o processo manual de baixar o XML no Portal Nacional para ai sim ir imprimir o DANFE. Esse processo ocorre de forma transparente para o usuário. Em casos mais extremos é necessário excluir o XML atual no Menu do Topo XMLs, e nas pastas enviadas/aprovadas, localizando o XML e/ou PDF e exclui-los clicando na lixeira ao lado direito, ao excluir o XML o APLWeb se encarrega de pega-lo novamente na SEFAZ com o protocolo.
Na versão 4.93 do APLWeb, agora ao entrar no sistema, nos Indicadores de Trabalho, existe mais uma informação importante que foi colocada para facilitar o usuário a verificar a validade do Certificado Digital A1. Quando a validade for menor ou igual a 30 dias, o APLWeb irá sinalizar com um ícone de alerta para chamar a atenção do usuário.
Na versão 4.92, foi liberado o recurso de Inutilizar uma Nota Fiscal Eletrônica. A inutilização é feita quando um determinado número de nota fiscal por um motivo qualquer não foi enviado a SEFAZ e já foi emitida uma nota com número posterior. Por isso uma das informações necessárias para a inutilização é o motivo. Ao clicar no Menu do Topo Financeiro, no grupo de opções Faturas a Clientes, e na opção Inutilizar NF-e. Basta preencher corretamente os dados necessários para inutilização exigidos pela SEFAZ e clicar no botão Inutilizar e pronto. Tudo correndo bem você receberá como retorno da SEFAZ um resultado em XML, caso contrário será devolvido um erro que também será exibido na página de retorno.
A opção de menu como foi falado acima encontra-se no grupo de opções conforme mostrado abaixo.
Melhorias de recursos até a versão 4.91
- Foi corrigido um pequeno detalhe na reimpressão de DANFEs e cartas de correções para XMLs, já organizados, isso quando a empresa tinha filiais. Pois a organização dividia também por CNPJ das filiais e o APLWeb não estava indo buscar na pasta após organizada.
Na versão 4.91 do APLWeb, agora é possível associar vários vendedores a um mesmo cliente. O objetivo é possibilitar a gestão de comissões em hierárquia de comissões, por exemplo, o gerente que ganha comissão também sobre a venda de um vendedor, e ainda pode ter percentual diferente. Ou ainda indicações de clientes, onde quem indica, ganha um percentual e quem atende também ganha. Foi criado também uma consulta de comissões específica para essa nova realidade, nela o percentual de comissão é conforme está no cadastro do vendedor como pessoa no sistema, e claro o mesmo deve está associado ao cliente para receber as comissões conforme as compras que o cliente faz. Na ficha do cliente, mesmo em modo de consulta, existe um campo chamado Comerciais, ao seu lado tem um ícone de edição que ao clicar nele você verá uma tela similar a mostrada abaixo, que permitirá que você consiga associar quantos vendedores a um cliente que você desejar. Na tela irá aparecer todos os usuários cadastrados no sistema, lembre que cada vendedor também tem que ser um usuário no sistema, e na lista ao lado você verá um link Adicionar, ao clicar nele você estará informando ao APLWeb que deseja associar esse vendedor ao cliente corrente. Após isso basta clicar novamente na guia Ficha, que você estará de volta a ficha de clientes.
Abaixo a ficha de cliente após associar vários vendedores para o mesmo.
Foi criado, como já foi dito, uma consulta para mostrar os valores das comissões e gerar isso no contas a pagar. O nome item do menu, encontra-se no Menu Topo Financeiro, no grupo Relatórios e a opção Comissão por Clientes.
Os filtros na consulta são semelhantes aos demais tipos de comissão do APLWeb, como por periodo, vendedor, etc. Para facilitar a compreesão nas imagens dos relatórios de comissões abaixo mostrados, foram destacados as faturas do cliente mostrado acima. Observe que essas faturas são mostradas como comissão para qualquer um dos 3 vendedores informados para este cliente, e é claro eles podem ter percetuais diferentes de comissões para estas faturas.
Melhorias de versões até 4.9
- Agora é possível emitir um cupom fiscal a partir de um pedido consignado, até a versão 4.9, quando foi criado este recurso, só era permitido emitir NF-e desse tipo de pedido.
- Para facilitar a visualização dos dados do cliente, quando é selecionado o tipo Particular, ou pessoa física, agora informações como Insc. Est. e municipal que não são informações de pessoas físicas não aparecem mais.
Na versão 4.9 do APLWeb, agora é possível acompanhar o tempo em que um pedido está em carteira. Util para indústrias acompanhar o tempo para atendimento de pedidos. Foi criado um novo parâmetro no módulo de Pedidos de Clientes, que permite você informar o número de dias que será alertado pelo APLWeb que o pedido está em atraso. E também foi criada uma nova coluna para informar o tempo em até meses e dias que o pedido se encontra em aberto. A data que é utilizada como base para o calculo do tempo é a de fechamento do pedido, e fica valendo a primeira vez que o mesmo é fechado, para caso de reabrir e modificar itens do pedido.
E a página de parâmetros do módulo de pedidos agora tem o campo conforme mostrado abaixo.
Correções até a versão 4.89 do APLWeb
- Ao incluir uma despesa no plano de Gastos e Despesas, não era gravado o código do Pais, com isso não aparecia na lista ao tentar movimentar a conta.
Na versão 4.89 do APLWeb, agora é possível fazer um pedido de produtos consignados. Para que apareça a opção para pedidos consignados, é necessário informar nos parâmetros do modulo de Pedidos de Clientes, a opção: Deseja utilizar o recurso de pedidos Consignados, para que ao criar um rascunho de pedido, seja perguntado se o pedido trata-se de uma consginação. O pedido consignado diferente dos demais tipos de pedidos, não permite a sua confirmação se algum dos itens existentes não tenha disponibilidade em estoque. Além disso, ao criar a fatura do pedido já é sugerido o tipo de fatura: Fatura Outros, que não movimenta estoque, visto que o pedido consignado ao ser confirmado já baixa as quantidades em estoque, para que os itens fiquem empenhados. Ao criar a fatura basta informar o prazo e a forma de pagamento que será gerado o financeiro referente aos itens a serem faturados. Quando o seu cliente que fez o pedido consignado devolver alguns itens, basta então clicar em Modificar, e colocar nas quantidades o que deverá ser faturado para o cliente, para que o financeiro seja gerado corretamente, quanto as demais peças já na mesma operação entraram no estoque novamente.
É necessário que o parâmetro esteja como SIM, a para isto, é necessário tem direito de administrador do sistema, basta ir no menu Inicio, Configurações, módulos, seleciona o modulo Pedidos de Clientes, e ao final da página você verá a opção acima.
Também foi disponibilizado na consulta Lista de Pedidos, que agora tem um Checkbox que ao marca-lo será mostrado na consulta apenas os pedidos consignados.
E também ao geraro PDF do pedido consignado, no PDF, também é destacado o tipo de pedido, no caso Pedido Consignado.