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Na versão 5.25, foi criado os campos de juros e desconto, assim como foi feito na versão anterior para os clientes. Detalhamos as informações no artigo anterior, então por isso iremos resumir nesse os dados do fornecedor. Assim como no cliente, é também gerado um lançamento referente ao valor de juros da operação, porém é um lançamento de débito diferente do juros de clientes. No caso do fornecedor, não é pedido uma confirmação da operação.

 

 

Também é lançado no bancos / caixa, o valor referente ao juros da operação.

 

E assim como no recurso criado para o financeiro de clientes, o de fornecedores também foi desmembrado a colunaa de valor para valor principal, valor dos juros, valor dos desconto e o valor pago. Assim como o financeiro de clientes a informaçãao de juros e desconto é exibida apenas na consulta analitica detalhada por pagamento assim como no caso de clientes.

 

 

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Na versão 5.24 do APLWeb, foi acrescentado os campos para as informações de juros e desconto no financeiro de clientes. Esta informação pode ser dada ao baixar o título e além do lançamento financeiro referente ao Valor Principal do título na conta informada, será lançado também na mesma conta, o valor referente ao recebimento de juros do mesmo título. No caso do desconto não é feito o lançamento na conta bancária, apenas o APLWeb deduz o valor do desconto e lança o valor liquido na conta bancária informanda. Ao excluir o recebimento, que é permitido para usuários credenciados, o APLWeb também exclui o lançamento bancário referente ao juros.

 

 

No caso dos recebimentos de clientes, é necessário uma confirmação, e após a isso será feito o lançamento bancário.

Após confirmar, o lançamento dos Juros, será feito automaticamente. Como no exemplo acima, a conta selecionada foi a HSBS, como mostrado abaixo. Observe que o juros entra como um lançamento de crédito no caso de recebimentos de clientes.

 

E como já foi falado, ao excluir o recebimento, é também excluido o lançamento referente ao juros.

Temos mais uma observação quanto ao tipo de recebimento em cheque, é a única forma de recebimento que não é gerado o lançamento referente ao valor de juros da operação, nesse caso o APLWeb irá somar o valor principal ao juros e totalizar no valor do cheque. Ou seja, o valor do cheque é o valor principal do título mais o juros e ainda se for o caso menos o desconto. Isso ocorre, por que no APLWeb ao confirmar o deposito de um cheque, o saldo do mesmo já entra na conta informada, aguardando a conta para depósito definitivo.

 

 

Foi desmembrado a coluna Valor que existia até a versão 5.23, em Valor que agora refere-se ao valor principal da parcela a ser paga, o valor do juros, o valor do desconto e o Valor Pago, que nada mais é que o Valor mais o Juros menos o Desconto, para detalhar a informação que é colocada ao baixar os títulos.

 

 

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Na versão 5.23 do APLWeb, agora está mais detalhado as ações que são aplicadas sobre uma fatura. Anteriormente, eram registrados apenas as ações de validação da fatura, que era registrada ao confirma-la, o cancelamento da fatura e quando a fatura era colocada como paga por total. Agora além de registrar outras ações como criação e modificação da fatura, está detalhando também os recebimentos que são registrados para a fatura, ou seja, para cada pagamento efetuado, será agora registrado, assim como se o pagamento for excluido o mesmo ocorrerá. Para ser demonstrado esta nova informação foi acrescentado logo abaixo das Ações sobre a Fatura que já existia abaixo dos botões e ao lado dos Documentos, para detalhar essas ações de recebimentos registradas.

 

Para que estas ações sejam registradas, o APLWeb disponibiliza nos parâmetros da Agenda, que se encontra acessível apenas para usuários com permissão de administrador do sistema. No menu Inicio, no grupo de opções Configurações, na opção Modulos, vá até o administrador do modulo da Agenda, e irá aparecer a tela abaixo com todas as possíveis ações a serem registradas automaticamente.

Ao clicar no icone de admininstração do modulo. Na primeira coluna, são códigos interpretados pelo APLWeb, é como ele reconhece cada ação, e na segunda coluna descreve o que cada ação representa. Por padrão essas ações não estão habilitadas, então é necessário que o adininstrador do sistema habilite o que deseja rastrear na agendo do APLWeb, ou se for o caso, marcar todas as ações clicando no link Tudo.

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Na versão 5.22 do APLWeb, foi limitado na exibição da lista de contas disponíveis, agora são exibidas apenas os tipos de contas Contas a Prazo. Com isso é necessário criar uma conta para receber os cheques antes de serem realmente depositados em alguma conta. Como no exemplo criamos uma conta chamada CHEQUES EM CARTEIRA, que deverá ser informada ao cadastrar os dados do cheque no financeiro. Com isso evitará que por engano o usuário informe já como conta definitiva para depósito um cheque que está acabando de lançado, com isso informando ao sistema que o cheque já se encontra compessado na conta informada. Desta forma agora fica obrigatório informar primeiramente uma conta provisória para depois o cheque realmente ser depositado na conta desejada. Assim ficou separados os passos de receber o cheque e depois depositá-lo na conta.

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Na versão 5.21 do APLWeb agora é possível visualizar produtos com o estoque zero, o que não era possível até então na consulta na guia Estoque, que se encontra na ficha de produtos. Com isso agora é possível visualizar o custo de proutos que não se encontra mais em estoque. Para isso basta clicar na nova opção como mostrado na imagem abaixo.

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Na versão 5.2 do APLWeb, agora é possível emitir uma nota fiscal eletrônica com ICMS por substituição tributária. Basta informar nos itens o percentual de ICMS que se refere ao ICMS por substituição, que no caso será acrescentado ao valor total da nota fiscal, assim como no financeiro gerado pela nota. É necessário antes cadastrar na Tabela auxiliares - ICMS, a aliquota desejada e informar na columa Destacar como NÃO, para que o ICMS não seja apenas destacado na nota fiscal como é mais comum, e sim ele seja somado ao valor da nota. Foi criado também uma nova coluna com a CST do IPI, para permitir que empresas que tenham a retenção de IPI possam informar na nota fiscal por item, permitindo que seja possivel em uma mesma nota fiscal contenha produtos com IPI e produtos sem IPI.

 

Cadastrando a aliquota de ICMS por substituição tributária nas Tabelas auxiliares.

Você irá observar que nas páginas que adicionam itens aos pedidos e notas fiscais, no campo ICMS, irá aparecer 2 tipos um com um "*" ao lado e outro com um sinal de "+", onde o que se encontra com asterisco é o ICMS que será apenas destacado na nota fiscal. Enquanto o que tem um sinal de "+" ao lado será somado ao valor total do item e por sua vez ao valor total da nota fiscal. E essa deifinição como mostrado na imagem acima, é feita nas Tabelas auxiliares - ICMS, que se encontra no menu Inicio, no grupo de opções Cadastros, na opção Taxas ICMS.

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Na versão 5.19 do APLWeb, foi acrescentado mais um filtro no Acompanhamento de OP/OS para possibilitar encontrar apenas ordens que estejam vinculadas a algum pedido. Para facilitar o controle de produçao de empresas que criam produtos por enconmenda e precisam do acompanhamento da ordem de produção ou serviço pelo pedido. Ao selecionar esta opção aparece também uma nova coluna que mostra o campo do pedido chamado Ref. de Cliente, que é utilizado muitas vezes para indentificar o cliente na lista de pedidos e em outras consultas do assunto.

Melhorias de recursos até a versão 5.18

- Foi alterado o controle de fases de produção na versão 5.19, agora aparece todas as fases, tanto na movimentação dos pacotes, quanto na alteração da fase, que cronometra o tempo. Para acompanhar situações de retrabalho, que pode as vezes realmente um pacote e um OP/OS voltar a uma fase anterior por algum motivo. Até a versão 5.18 isso não era permitido, pois o APLWeb exibia na lista de fases apenas as fases posteriores a que a OP/OS se encontrava, agora não mostra apenas a fase que ele já se encontra.

- No recebimento de transferências, foi corrigido o prazo, pois quando era gerado a fatura a mesma estava com o prazo A VISTA e gerando um financeiro, era necessário o operador alterar manualmente esta informação. Agora ele por padrão já vem o prazo SEM FINANCEIRO. 

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Na versão 5.18 do APLWeb, foi criado uma opção para geração de informações de produtos a serem impressas em impressoras térmicas como no caso da impressora Brother, modelo ql-570 label printer, que tem esse recurso para ler um arquivo no formato CSV, com os itens a serem impressos. É necessário habilitar o parametro para gerar esse arquivo no APLWeb, ele econtra-se no menu Inicio, Modulos e selecione o modulo de Produtos, no ícone de administração do módulo marque como SIM o parametro que pergunta Na impressão do código de barras, gerar apenas o arquivo CSV.

O modelo citado acima é o mostrado na foto abaixo.

O processo de impressão da etiqueta no APLWeb é o mesmo, basta selecionar o produto ir até a aba código de barras e clicar no ícone para imprimir etiquetas.

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Na versão 5.17 do APLweb, foi acrescentado duas colunas mostrando o Valor pago e Valor pendente, para facilitar o acompanhamento de despesas que são pagas parcialmente. Além disso, foi criado também um filtro que permite a visualização apenas das despesas fixas, que são cadastradas no planejamento mensal de despesas do APLWeb.

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Agora na versão 5.16 do APLWeb, para facilitar os estornos de pagamentos parciais de despesas, foi criado um link, que similar ao contas a receber leva a ficha de pagamento paracial da despesa, e permite que seja excluido apenas o pagamento. E claro o saldo será retornado.

Ao clicar em algum dos links você vera a tela conforme a imagem abaixo.

Melhorias até a versão 5.15

- Voltou a informação da conta de Cheques Devolvidos, a ser informada na hora de colocar os dados de devolução do cheque. Era realmente necessário gravar essa informação para que o cheque ficasse em uma conta provisória até que fosse feito um novo depósito do mesmo. Com isso o lançamento bancário que passou a ser feito na conta debitando o cheque em caso de devolução. Também após a confirmação da devolução agora os campos de dados de devolução ficam desabilitados para evitar que o usuário repita a mesma operação duplicando o lançamento bancário de débito. Vale rassaltar que na lista só irá aparecer contas criados com o tipo Conta Bancária a Prazo. Com isso é necessário que a conta de Cheques Devolvidos seja desse tipo.

Tipos de contas bancárias, é informada no cadastro da própria conta bancária.

E como foi falado acima ao confirmar a operação de devolução fica desabilitados os campos com as informações sobre a devolução. Para colocalo com o Status de cheque Reapresentado, vá na mesma opção de sempre, em Cheques de Clientes, Lista e Devolvidos, e clique no botão Reapresentar cheque, caso seja necessário colocar essa informação.